terça-feira, 7 de agosto de 2007

Lendo...

Tenho, no meu quarto, uma pequena estante onde guardo os livros que esperam, preferentemente, o momento de serem lidos. São quase 2 centenas de volumes que aguardam a sua vez. Uns antigos, que, por inexplicáveis motivos, foram deixados indefinidamente para depois; outros, recentes, com menos de um mês de espera.

Não tenho um critério lógico na escolha de minhas leituras. Costumo dar certa urgência aos livros que recebo de presente, desejando poder contar logo as minhas impressões sobre a sua leitura ao (à) gentil ofertante. Também dou prioridade aos livros que me emprestam, para poder devolvê-los sem demora.

Não é raro que eu mergulhe na leitura de mais de um livro ao mesmo tempo. Lá ficam dois ou três com os seus marcadores, esperando que eu dê uns momentos de atenção a cada um deles. No momento, estou com apenas quatro livros em andamento, mas já cheguei a ter sete, o que a mim mesma parecia um absurdo. Mas dei conta de todos eles e já muitos outros passaram por minhas mãos e foram levados para a biblioteca, destino dos livros já lidos, ocupando um lugar na estante dos livros escritos na língua portuguesa, ou na outra, dos devidamente traduzidos.

Não gostaria de morrer sem ter lido todos os meus livros. Não sendo capaz de reprimir o desejo de comprar, com freqüência, novos livros, talvez esse desejo não seja realizado. Mas, enquanto meus cansados olhos permitirem, espero continuar lendo, lendo, lendo...

Nenhum comentário: