terça-feira, 10 de julho de 2007

O meio-termo

Há uma boa diferença entre escrever para publicar e escrever para registrar idéias em diário, agenda ou outro meio particular usado para tal fim.

No primeiro caso, não se pode fugir à exigência óbvia de se cuidar da correção da linguagem, em respeito ao nosso leitor.

No segundo caso, porém, podemos nos permitir uma liberdade cômoda de não precisar de ter exagerado cuidado com o uso dos pronomes, com a repetição de palavras, com a exatidão das regências, deixando passar esses e outros deslizes, pois escrevemos apenas para uso próprio.

Penso que, ao escrever esses pequenos textos para o meu blog, tenho ficado no meio-termo, porque as reflexões são pessoais e modestas, sem o intuito de publicação. Vejo, porém, que tenho sido lida e, por certo, isso deveria me obrigar me tornar mais cuidadosa. Por outro lado, tenho visto que na Internet, onde se escreve quase sempre apressadamente, a linguagem é bem simplificada e permite um tom coloquial. Sendo assim, vou continuar dando um trato informal ao que venho escrevendo por aqui.

Um comentário:

Cruz disse...

Com certeza, a internet dá uma certa liberdade na hora de escrever. Por isso, em bom internetês:

vc n deve se preocupar mt com isso n! :P