sexta-feira, 6 de julho de 2007

Poetas e prosadores são escritores

Várias vezes ouvi palestrantes de renome fazerem referência a poetas e escritores presentes no local do evento. Já li, também, notícias nos jornais que mencionavam escritores e poetas, dando a impressão de que os poetas não pertencem ao grupo dos escritores. É como se alguém dissesse ter visto animais e cachorros, ou frutas e laranjas. Cachorros devem estar incluídos entre os animais. As laranjas também são frutas. E os poetas também são escritores.
A distinção a ser feita é entre poetas e prosadores que, em ambos os casos, são escritores.
Os prosadores se diversificam em romancistas, contistas, ensaistas, cronistas, novelistas.
Para mim, esta classificação parece clara. Por isso, não entendo a confusão tão generalizada que é feita, não incluindo os poetas entre os escritores, citando-os como literatos que não fossem escritores.
Será que estou cemetendo algum erro no meu modo de entender o assunto?

Um comentário:

Cruz disse...

De fato não tem porque fazer essa distinção ou apenas separação. Talvez algumas pessoas façam isso para poder alongar sua fala ou texto sem nem se tocar do deslize cometido.
Mas enfim, eu acho que a diferença entre texto e poesia é como a diferença entre o Sol e as estrelas, nenhuma. Só que aparecem de forma diferente.